terça-feira, 17 de agosto de 2010

Túberas, onde as comprar?

Abro aqui um post interactivo com o futuro. Perguntam-me onde se poderão comprar túberas e, para além de eu não saber de nenhum local, nem fixo nem eventual, a internet, na sua googolidade de informação, também parece não saber.

Ficam aqui as escassas dicas encontradas, na esperança de virem a ser completadas pelos leitores. Num futuro, quem sabe...

1. No mercado de Estremoz junto à Policia (juntamente com os Espargos e os cogumelos);

2. Portel;

3. Couço;

4. Loja da Herdade do Freixo do Meio no Mercado da Ribeira, Lisboa


(Nota informativa:

Para os maldizentes, as túberas portuguesas não chegam aos calcanhares das trufas do Périgord ("trufes", negras) e do Piemonte ("tartufi", brancas), principalmente em termos de aroma. Mas as túberas não são da mesma variedade daquelas. A sua maior zona de crescimento parece ser o Alentejo, onde se encontram as Terfezia arenaria e Terfezia leptoderma. A primeira cresce em areias e tem o seu optimo de produtividade nas bacias do Tejo e Sado. A segunda produz muito menos em solos xistosos do interior.

Quanto às trufas-trufas, a par de Trás-os-Montes, as áreas potenciais são também no Alentejo, designadamente os calcários de Moura e Campo Maior.)

1 comentário:

  1. Todos os anos nos meses de fevereiro, março e abril apanho grande quantidade de tuberas para vender na zona de castro Verde, Mertola e Almodovar. São as mais saborosas as do baixo alentejo. f.m.b@sapo.pt

    ResponderEliminar