terça-feira, 23 de novembro de 2010

Culinária de Lisboa #11 - Ovos Verdes

Querida Mô,

Está Sol, hoje, um intervalo no Inverno (para mim é sempre Inverno a partir do fim-de-semana em que somos obrigados por decreto a ter menos uma hora de luz), uma bem vinda intervalança nas coisas cinzentas. A minha máquina é como eu, entristece-se com a falta de lux e desata a produzir fotografias sem alma, umas coisas empasteladas com os tons desafinados e uma falta de convicção tão grande que me apetece logo passar o dedo pela tecla del e tudo mandar para o sereno purgatório da reciclagem.

Mas hoje está Sol.

Sol do azul cerúleo, do dourado em todas as coisas, da pele dos edifícios à tez das gentes, do Tejo a fundir-se no horizonte não sabemos bem onde porque são iguais águas e ar. Respiramos, secamos roupas e depressões suaves e damos a volta às ruas a olhar as folhas que finadamente começam a amarelar e a encher passeios e sumidouros, suavizando o alcatrão, dando trabalho ao não-trabalho dos cantoneiros municipais.

Está um Sol de verdes – do verde denso de Monsanto que, transmutado, se abre num convite à visita; do verde dos relvados dos grandes parques para onde tornam os futebolistas de Domingo; do verde sportinguista que, de esperança se há-de tornar realidade, um dia, quem sabe...

Ah, o Sporting... as minhas tias-avós gostavam tanto de fazer ovos verdes nas festas da família. Lembrava-lhes o mano Alfredo, ciclista contemporâneo do Trindade que com ele correu na equipa e nos deixou como herança esta fé inabalável em milagres que, mais do que os crentes de Fátima nos caracteriza a nós, leões...


(fonte: http://armazemleonino.blogspot.com)

OVOS VERDES

Ovos; manteiga; cebola; salsa; farinha; óleo

Cozem-se os ovos com casca, durante 10 minutos. Refoga-se a cebola picada em azeite, sem deixar alourar.
Retiram-se, colocam-se em água fria para melhor retirar as cascas. Abrem-se no sentido do comprimento, retiram-se as gemas que se esmagam e misturam com a cebola e a salsa. Enchem-se as cavidades com a mistura.
Envolvem-se as metades em farinha, passam-se por ovo batido e fritam-se em óleo.

Sem comentários:

Enviar um comentário