quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Ceias de Natal #3 - Brazil, A Cook's Tour

Brazil, A Cook's Tour é um diário bem-humorado de uma viagem de descoberta gastronómica de algumas das mais importantes regiões do país. Escrita pelo americano Christopher Idone e publicado em 1995, apesar de algumas imprecisões que contém, é um bom exemplo de "literatura de viagens gastronómica".



"(...)
No dia de Natal, a cozinha fervilha de actividade. Quando eu refiro a cor castanha do peru, Maria, a cozinheira, explica que duas horas antes do final da cozedura, acrescenta uma taça de café com leite e açúcar, pincelando  a ave com o molho repetidas vezes. Este pequeno truque produz um molho delicioso. Os suecos fazem o mesmo ao carneiro assado.

O peru, diz-me ela, marinou em vinho branco e ervas durante mais de um dia. Os cozinheiros brasileiros marinam os seus perus em cachaça, vinho ou cerveja. Muitas vezes injectam a carne, usando uma agulha hipodérmica; o cozinheiro mais moderno utilizará um dispensador com um acessório especial. Qualquer que seja o método, o resultado é uma ave húmida e tenra.

O almoço começa com uma sopa gelada de palmito, seguida pelo peru com um recheio tradicional de farofa, salsichas de porco, cebolas, alho francês e temperos. A ave é acompanhada com puré de batata doce, banana frita e feijão verde. A sobremesa consiste numa colecção de doces de fruta (fruta cozinhadas lentamente, numa consistência algures entre a compota e as frutas cristalizadas da Provença), carambola, fatias de manga em calda e goiabada servida com natas ou queijo de Minas (...)"


SOPA DE PALMITO

100 gr manteiga; 1 cebola média; 1 dente de alho, picado; 1 alho francês, lavado e picado; 1 talo de aipo, picado; 700 gr palmitos, cortados no sentido do comprimento; 8 dl caldo de galinha; 1 batata média, sem pele e cortada em fatias; 2 dl natas; 3 colheres sopa cebolinho

Derreta a manteiga num tacho largo. Acrescente a cebola e o alho e refogue em lume brando por 5 minutos ou até transparente. Acrescente o alho francês e o aipo e cozinhe mais três minutos. Acrescente os palmitos se usar frescos e coza durante quinze a vinte minutos.

Acrescente o caldo e as fatias de batata, tempere com sal e pimenta e ferva. Reduza o lume e deixe fervilhar durante mais vinte minutos ou até batata e palmitos se começarem a desfazer. Se usar palmito de lata só agora os deve acrescentar, aquecendo durante 4 ou 5 minutos.

Passe por um coador, reservando o caldo, e passe os vegetais a puré. Misture com o caldo e deixe arrefecer.

Acrescente as natas e coloque no frigorífico durante 2 horas. Sirva polvilhado com o cebolinho.


BANANA FRITA

Para esta receita, são as bananas do tipo "nanica" (as mais pequenas) as ideais. Se usar outras variedades maiores, deve cortá-las na diagonal, em fatias com cerca de 3 cm de espessura.

6 bananas pequenas ; 1 ovo, batido; 200 gr pão ralado; 100 gr manteiga sem sal; sal

Passe as bananas no ovo e depois no pão ralado.

Aqueça a manteiga numa frigideira larga, em lume médio. Acrescente as bananas e frite de todos os lados até dourar. Tempere com sal e sirva quente.

[NOTA MINHA: Experimentar trocar a manteiga por ghee, manteiga clarificada  - vende-se em latas nos supermercados indianos ou chineses (pelo menos nestes)]

Sem comentários:

Enviar um comentário