domingo, 30 de outubro de 2011

Aproveitamentos - Maçã


Conselhos para aproveitamento de cascas (para quem não come maçãs inteiras) retirados de um artigo da Gilt Taste:

Para barrar:
Misturar mostarda de Dijon com casca de maçã bem picada (proporção - 1 para 2 colheres). Acrescentar aneto (dill). Aromatizar com açúcar mascavado e sal. Para barrar em sanduiches de fiambre ou queijo (diria eu, fazendo a súmula, em tostas mistas). Igualmente em salmão, seja ele assado, grelhado, fumado ou curado (portanto: no salmADO!)

Em caldos:
Adicionar a caldo de galinha ou vegetais as sementes e cascas de maçã e um pouco de vinho branco (1 litro - 6 maçãs). Levar ao lume e deixar reduzir a 2/3. Coar. Bom para o couscous ou arroz branco, para cozer batatas ou outros vegetais. Para uma sopa de Inverno, cozer abóbora e massa; antes de servir, acrescentar pinhões (no original refere-se "nuts" mas, sem mais nada, o tradutor é que fica nuts porque esta é uma palavra genérica que refere qualquer fruto com casca dura - noz, avelã, pinhão...) tostados, um pouco de uma erva "robusta" como a salva e "beurre noisette" (dispense-se a manteiga e use-se uns pingos de azeite que é mais dieta atlântica).

Em complemento:
Para usar sobre vegetais grelhados, porco assado ou numa sopa de feijão preto. Deitar umas gotas de sumo de limão sobre as cascas de maçã. Num robot - ou com uma faca afiada - pique salsa, as cascas, um dente de alho, a raspa de uma laranja e uma pitada de sal.

Em aquecedor:
Encher uma garrafa de boca larga com cascas e sementes de maçã. Acrescentar uma vagem de baunilha aberta e uma vagem de cardamomo parcialmente esmagada ou, em alternativa, dois cravos de cabecinha (ia a escrever dois cravinhos mas, dada a presente e futura instabilidade política, optei pelo mais neutral nome). Encher com vodka. Fechar hermeticamente e deixar aboberar à temperatura ambiente (descartar ambientes fervilhantes ou decorados à japonesa) no mínimo 3 dias. (Como tudo na vida, quanto mais se demorar a experimentar, mais desejável fica.) Agitar suavemente todos os dias. Óptimo por si só mas ainda melhor em cocktails de Outono ou numa caneca de cidra quente. (E agora lá tenho eu de encontrar receitas para os cocktails e para a cidra...)

Sem comentários:

Enviar um comentário