quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aljezur, Batata-doce


Agora ornada com o real manto da Identificação Geográfica de Proveniência (IGP), a batata-doce de Aljezur será rainha de 1 a 4 de Dezembro com a realização de um festival em sua honra na vila sede do concelho (e da região de proveniência).

Organizado em parceria pelo Município e pela Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur, tem como principal intuito a valorização da produção agrícola daquela, produto secular e de sabor e características únicas, devidas ao tipo de solo e ao clima que a zona demarcada detém (da Freguesia de Bordeira até Vila Nova de Mil Fontes).

Quatro restaurantes apresentarão propostas temáticas, das receitas mais típicas a criações contemporâneas. Para além destes, as tasquinhas da Associação de Pescadores da Arrifana, do Clube de Caça e Pesca e do Juventude Clube Aljezurense também marcarão presença com petiscaria vária.

Last but never Liszt, as doceiras também se associam à festa com os riquíssimos bolos, pasteis, tortas e restantes representantes da doçaria local.

Ponto de honra dos organizadores, nesta edição do Festival será unicamente comercializada Batata Certificada pela sua qualidade superior, devidamente rotulada e identificada, garantindo desta forma ao consumidor que está a consumir o produto genuíno.

De acordo com os mesmos, estão criadas finalmente as condições para o acesso ao grande público da batata-doce de Aljezur sendo todo processo de distribuição liderado pela Associação de Produtores como forma de garantia de genuinidade e proximidade do produto apresentado.

Para os mais desatentos, humildemente sugiro a iniciação com uma alhada de raia acompanhada de batata-doce. Vereis o quanto andastes a perder...

Local: Espaço Multiusos de Aljezur
Horário:
Quinta-feira: das 12:00h às 24:00h
Sexta-feira: das 12:00h às 24:00h
Sábado: 12:00h às 24:00h
Domingo: das 12:00h às 21:00h

BATATADA (Retirado do Caderno de Especificações da IGP da Batata-Doce)

As batatas doces de calibre superior ao admitido para a comercialização de Batata doce de Alzejur em espécie, são transformadas em doce, vulgarmente chamada de “Batatada” ou compota de batata doce.


A Batatada obtêm-se do seguinte modo: 


Cozem-se as batatas, pelam-se e trituram-se. Pesa-se o polme resultante e leva-se ao lume peso igual de açúcar, apenas coberto de água. Quando o açúcar atinge o ponto de espadana forte, deita-se o polme das batatas e deixa-se ferver, mexendo sempre até fazer ponto de estrada no fundo do tacho. 


Depois de pronto reparte-se por tigelinhas, que se expõem ao sol algumas horas por dia até que o açúcar forme uma crosta à superfície.


A Batatada utiliza-se quer na confecção da doçaria regional quer como compota.

Do site da Câmara Municipal de Aljezur:

COUVADA COM BATATA-DOCE

Ingredientes:
1,5 Kg de carne de porco; 2 batatas-doces; 1,5 Kg de couve.

Confecção:
De manhã era costume acender-se o fogo de lenha, colocando-se uma panela com água ao lume. Logo que a água levantasse fervura, juntava-se a carne já preparada e temperada. A meio da cozedura, junta-se a couve à carne. Depois da couve “ataloada” põe-se uma ou duas batatas-doces inteiras, porque a batata-doce coze mais rápido que a carne. Acompanha com fatias de pão caseiro.


FEIJÃO COM BATATA-DOCE


Ingredientes:
350 g de feijão; 3 batatas-doces; 1 cebola média; 2 dentes de alho; cravinho q.b.; 250 g de morcela; 250 g de farinheira; 150 g de toucinho; 300 g de chouriça; 0,5 Kg de carne de porco; 2 dl de azeite; água q.b.

Confecção:
Coze-se um pouco o feijão em água e de seguida junta-se todos os outros ingredientes. Deixa-se cozer e tempera-se a gosto.


ROJÕES DE PORCO COM BATATA-DOCE FRITA


Ingredientes:
2 Kg de carne de porco; 2 colheres de sopa de pimentão; 3 dentes de alho; 2 dl de vinho branco; sal q.b.

Confecção:
A carne de porco é cortada aos bocadinhos e temperada de véspera com pimentão, alhos, vinho e sal. Por fim a carne é frita numa frigideira com banha. Acompanha com batata-doce frita às rodelas.


BOLO DE BATATA-DOCE


Ingredientes:
500 g de açúcar; 500 g de farinha; 500 g de batata-doce crua, descascada e ralada; 8 ovos; 1 colher de sopa de fermento em pó; canela q.b.

Confecção:
Bate-se bem os ovos com o açúcar, em seguida junta-se a farinha, à qual previamente tinha sido misturado o fermento e a canela, e por fim mistura-se a batata-doce ralada. Vai ao forno numa forma untada de margarina e polvilhada de farinha.


PASTÉIS DE BATATA-DOCE


Ingredientes para 4 pessoas: 
250 g de farinha; 1 ovo; 50 g de manteiga derretida; 25 g de banha caseira; sumo de laranja; sal; 1 cálice de aguardente de medronho; batatas-doces; açúcar; raspa de limão; 30 g de canela.

Confecção:
Partem-se para um alguidar ovos junta-se sal, sumo de laranja e um pouco de banha de porco. Bate-se muito bem. Junta-se um cálice de aguardente de medronho, batendo-se mais um pouco, depois vai-se juntado a farinha, continuando a mexer muito bem. Quando a massa começar a querer deslocar-se do alguidar vai sendo sovada e polvilhada com farinha. Assim vai sendo trabalhada até ela deslocar completamente do alguidar. Nessa altura é retirada para cima de uma pedra ou mesa, continuando-se a sovar e a bater com ela na pedra, para que ganhe elasticidade tendo o cuidado de juntar a referida pedra com azeite de vez em quando, para não pegar. Corta-se a massa com uma faca e se no meio tiver muitas bolhas está pronta. Cozem-se batatas com pele, depois de bem cozidas retira-se a pele e passam-se pela varinha mágica. Ao puré de batata juntam-se açúcar, raspa de limão e canela.
Leva-se o açúcar ao lume com um pouco de água até o açúcar começar a fazer ponto de estrada. Retira-se do lume junta-se o puré de batata-doce mexendo muito bem e mistura-se a raspa de limão e a canela. Vai novamente ao lume para que fique bem enxuto, mas tendo o cuidado de não deixar queimar. Este puré só pode ser utilizado depois de frio. Estendem-se então os bocados de massa na pedra e com um rolo apropriado passa-se por cima até esta ter uma espessura mínima onde se colocam montinhos do recheio, cortando-os à volta com uma carretilha. Vão-se pondo de lado e quando estão todos recortados frita-se em óleo quente. Depois de fritos polvilham-se com açúcar.


TORTA DE BATATA-DOCE


Ingredientes:
0,5 Kg de batata-doce; 400 g de açúcar; 6 ovos; raspa de 1 laranja; canela q.b.; uma colher de chá de fermento; três colheres de sopa de farinha; manteiga q.b; farinha q.b.

Confecção:
Coze-se a batata-doce e passa-se pela varinha mágica. À parte, mistura-se o açúcar com os ovos e mexe-se muito bem. Depois junta-se a batata-doce já passada, raspa de laranja, a canela, o fermento e a farinha. Mexe-se tudo muito bem e coloca-se num tabuleiro com uma folha de papel vegetal untada em manteiga e polvilhada com farinha. Vai ao forno. Quando estiver cozida, polvilha-se uma superfície com açúcar, coloca-se a massa já desenformada e quente, e vai enrolando com muito cuidado, com a ajuda de um pano.

Sem comentários:

Enviar um comentário