sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portugal gastronómico: Pinhel - Receituário

Bifes de Presunto à moda de Pinhel

Ingredientes:
4 fatias de presunto com cerca de 150 gr cada
2 folhas de louro
8 grãos de pimenta
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de banha
3 colheres de sopa de vinho branco
8 batatas médias

Confecção:
Demolha-se o presunto durante 24 horas. Posteriormente enxugam-se e batem-se com o batedor de carne. Colocam-se os bifes de presunto numa tigela e temperam-se com pimenta em grão, com louro partido aos bocados e com os alhos esborrachados. Deixam-se repousar durante algumas horas. Aquece-se a banha para fritar os bifes, alourando-os dos dois lados. Adiciona-se o vinho branco e deixa-se ferver. Cozem-se as batatas com a pele, cortadas ao meio. Depois de peladas, cortam-se em rodelas grossas. Dispõem-se numa travessa. Colocam-se os bifes por cima e rega-se tudo com o molho onde os bifes foram fritos.


Cavacas à moda de Pinhel

Ingredientes:
500 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
10 ovos inteiros
8 gemas
½ L de leite
1 cálice de aguardente bagaceira
Raspa de 1 limão

Confecção:
Peneira-se a farinha com o bicarbonato de sal para um alguidar. Faz-se uma cova no meio e deitam-se dois ovos inteiros, as gemas, o azeite, a aguardente e a raspa de limão. Batem-se todos os ingredientes à mão durante uma hora ou com batedeira eléctrica durante 20 minutos. Juntam-se-lhe os restantes ovos inteiros, batendo sempre. Deixa-se a massa repousar durante uma hora. Deita-se a massa às colheradas em tabuleiros untados de azeite e polvilhados com farinha. Como a massa alarga, as colheradas deverão ser dispostas com alguma distância entre elas. Levam-se as cavacas a cozer em forno a 220º - 250º. Depois de arrefecerem devem ser cobertas com as claras batidas com açúcar. Dispõem-se as cavacas em caruma e levam-se ao Sol a secar. Hoje em dia a secagem faz-se mo forno, com temperatura inferior a 50º.


Comer e chorar por mais à moda de Pinhel

Ingredientes:
2 dl de água
350 gr de açúcar
2 gemas de ovo
8 ovos
150 gr de amêndoa ralada
100 gr de bolacha Maria

Confecção:
Leva-se a amêndoa ralada a alourar em forno quente. Ralam-se as bolachas. Leva-se ao lume um recipiente com o açúcar e a água, deixando ferver até atingir ponto de cabelo. Deixa-se arrefecer. Batem-se os ovos inteiros com as gemas e adiciona-se o açúcar, mexendo bem. Leva-se ao lume a engrossar. Retira-se do lume e adicionam-se parte das amêndoas e das bolachas. Leva-se este preparado novamente ao lume apenas por um ou dois minutos, mexendo sempre. Deita-se a sobremesa numa taça e enfeita-se com as restantes amêndoas e bolachas.

(Fonte: Guarda Digital, www.guarda.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário