sábado, 28 de janeiro de 2012

Sem reservas...

Listas são como os chapéus do Vasco Santana: há muitas... Umas mais interessantes que outras, outras mais interesseiras que umas. Todas satisfazem, no entanto, esta necessidade muito nossa de catalogar, ordenar, hierarquizar. Num mundo hiperglobalizado, com excesso de ofertas, de estímulos, de alternativas, qualquer ajuda é bem recebida, mesmo que implique o abdicar de parte do direito de escolha. Acolhe-se a liderança alheia face à paralisia da análise.

Bom. Teorias à parte, a Eater que é uma revista online (é efectivamente um site, mas dizer o Eater soa-me mal e é menos glamoroso), publicou uma lista dos 11 restaurantes do mundo onde é mais difícil arranjar mesa (ou reserva). Na impossibilidade de confirmar pessoalmente a sua veracidade, aceito-a como a recebi. E repasso-a não por ela mesmo mas como indicadora de alguns dos restaurantes que, no presente, estão no topo das preferências da clientela mundial. De Tóquio a Nova Iorque, de Bray a Yountville...

E os nomeados são:



Noma
http://www.noma.dk/
Copenhaga, Dinamarca
Chef René Redzepi
**Michelin ; Nº1 na lista San Pellegrino

Reservas: Num único dia por mês - o sexto - reservas para todo o mês. Cerca de 20.000 pedidos. Três meses de antecedência.

"O Noma não é sobre azeite, foie gras, tomates secos ao Sol e azeitonas negras. Ao contrário, temo-nos ocupado na exploração das regiões nórdicas, descobrindo alimentos fantásticos e trazendo-os para a Dinamarca: skyr da Islândia, halibut (mais detalhado aqui, em inglês)  boi almiscarado da Gronelândia, bagas e água. Do mesmo modo, continuamos a procurar as nossas fontes de inspiração na Dinamarca - e também nos restantes páises nórdicos - para garantir fornecedores fiáveis de produtos alta qualidade. Isto é válido tanto para os ingredientes de alto custo como para os ingredientes mais modestos (...)" (do site do restaurante)


Sukiyabashi Jiro
http://www.sushi-jiro.jp/
Tóquio, Japão
Chef Jiro Ono
*** Michelin

É seguramente o local do mundo com maior relação lugares/estrelas: este sushi-bar tem só 10 lugares. A Alexandra Prado Coelho já aqui falou dele e do documentário que se estreará em Março. Compreende-se que, entre falta de lugares e excesso de exposição mediática (e, claro, oferta culinária made in heaven), encontrar um lugar seja quase missão impossível, agravada pelo estrito emprego do japonês como língua oficial. Para mais informações ver esta página.

(Fonte: Site do restaurante)
Este post de Adam Goldberg no blog A Life Worth Eating, dá-nos uma ideia dos quê e como.


Next
Chicago, EUA
Chefs Dave Beran e Grant Achatz

Não há sistema de reservas, substituído pela venda de bilhetes (!), avisada na página no Facebook.

Menu e décor mudam a cada trimestre. Neste artigo na Eater, fotos e texto sobre o primeiro tema - Paris, 1906 - Escoffier at the Ritz. Gosto deste video de apresentação do restaurante lançado pelo próprio para a inauguração.





Tickets
http://www.ticketsbar.es/es/local
Barcelona, Espanha
Chefs Albert e Ferran Adrià

O bar de tapas dos irmãos Adrià. Noventa lugares e uma rotação dos mesmos superior à dos restaurantes não chegam para diminuir a decalage entre reserva online e marcação que, neste momento, é de 90 dias.

"Para nosotros La vida tapa es un concepto global que une la gastronomía a una forma de entender la vida. Una forma divertida de comer que convierte a quien participa en intérprete de una obra de teatro, de una revista de coristas, de un vodevil circense, en protagonista de un entremés cantado. Una puesta en escena de la vida misma. En La vida tapa no hay lugar para el aburrimiento, para la tristeza y la soledad; lo hay para las risas, la complicidad y las buenas compañías."(do site)

Láminas de ventresca de atún pintada con grasa de jamón ibérico? Miniairbags rellenos de queso manchego y panceta ibérica? Pimientos rojos asados con gelatina caliente de su jugo? Patatas confitadas en aceite de oliva con jugo de costilla de cerdo y jamón ibérico cocido? Pipas de conejo con alioli espumoso? Minicodornices a la parrilla con miel y menta? Torta de queso Cañarejal con morillas a la crema? Huevos de codorniz 1´ 40´´ con migas de almogrote? Uau. Quero tudo.


Quintessence
http://www.quintessence.jp/english/concept.html
Tóquio, Japão
Chef Shuzo Kishida
*** Michelin

(Fonte: site do restaurante)

The Fat Duck
http://www.thefatduck.co.uk/
Bray, Berkshire, Inglaterra
Chef Heston Blumenthal
*** Michelin, nº5 na lista San Pellegrino

Período de reservas de três horas por dia de 2ª a 6ª (11:00 às 14:00). Dois meses de décalage.

"Os nossos sentidos são muito mais selectivos e imaginativos do que pensamos" (do site). Enquanto resolve o problema da presença física, entretenha-se com a tonelada de informação do site. (Hum... deixe uma nota escrita para a família o encontrar no caso de, como eu, se perder por lá)

Salmon in Licorice Gel
(Fonte: Wikipedia ; Autor:   misskoslow )


Chef's Table at Brooklyn Fare
http://www.brooklynfare.com/chefs-table/
Brooklyn, Nova Iorque, EUA
Chef César Ramirez
*** Michelin

Reservas com 6 semanas de antecedência, todas as 2ªs feiras (para toda a semana), a partir das 10:30.

Jantar de preço fixo com 20 pratos. Artigo do New York Times.

"Pargo japonês com molho ponzu de azeite e alho francês estaladiço. Pregado com daikon em pickle. Uma vieira servida com raiz de bardana, feno contra mar. Caranguejo gigante com marmelada de yuzu (...) Uma ostra kumamoto suspensa sobre gelatina feita com sumo de ostra. Um pedaço de polvo com uma moeda de palmito cozida em dashi extra-forte. Tempura de lagostim com açafrão iraniano. Fígado de tamboril frito com sasho (pimenta de sichuan) que a deixar a língua dormente. "Peito" de caranguejo. Ahi (atum de barbatana amarela) com gengibre. Salmão com ovas de truta. Uma rodela de batata frita enredada em salva e uma minúscula sardinha. Tiras de "pele" de leite de soja com soja e wasabi." (New York Times)

E ainda falo eu em exotismo da cozinha do Fäviken...

(Fonte: gq.com)


minibar by José Andrés
http://www.minibarbyjoseandres.com/
Washington, DC, EUA
Chef José Andrés

Seis lugares, menus ao estilo do El Bulli (Andrés é um dos seus discípulos). Reservas por telefone com um mês de antecedência. Esgotam em 15 minutos - felizardos dos que, nesse período de tempo, não apanham sinal de ocupado.

"minibar by josé andrés é um estudo sobre cozinha avant-garde e uma das mais excitantes experiências de refeição do país. Um menu imaginativo oferecido num cenário intimista, as criações combinam arte e ciência bem como tradição e técnica. Aqui será levado numa jornada culnária. Cada pedaço está desenhado para emocionar os sentidos, esticando os limites do expectável e do que é possível na comida." (do site)



Schwa
http://schwarestaurant.com/
Chicago, EUA
Chef Michael Carlson
* Michelin

"It's a decidedly informal, borderline anarchic affair in which the chefs do basically everything."

Sistema de reservas sem lógica aparente. Feito via atendedor de chamadas, frequentemente cheio, esperando-se por resposta por parte dos responsáveis.

"A NOSSA FILOSOFIA - Um restaurante que é parte de um novo movimento, uma comunidade de chefs que trabalham em colaboração e partilham abertamente. Uma casa sem frente ou traseiras; uma casa onde os chefs são atendedores e atender à mesa é criar diálogo. Um menu que muda com as estações; um menu desenhado para ilustrar a diversidade de um prato e sublinhar o modo como um ingrediente pode ser apresentado numa variedade de maneiras. Pegar no inusual e transformá-lo em algo disfrutável. Pegar no rústico e torná-lo inesquecível.

Do raríssimo caviar de caracol colectado em França aos produtos locais do Midwest, o Schwa é um lugar para viver a comida como arte." (do site)

Ver este artigo da GQ. Explica chef, restaurante e reservas.


The French Laundry
http://frenchlaundry.com/
Yountville, California, USA
Chef Thomas Keller
***Michelin , nº 56 na lista San Pellegrino

O bastião da Nova Cozinha Americana, lugar de aprendizagem de, entre outros, Grant Achatz, Jonathan Benno, Corey Lee.

Reservas por telefone com um a dois meses de antecedência.


Yam'Tcha
http://www.yamtcha.com/ (sem actividade...)
Paris, França
Chef Adeline Grattard
* Michelin

Reservas por telefone.

"Mind blowing, Tongue numbing Cantonese French Fusion with a twist." (aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário