sábado, 18 de fevereiro de 2012

Amares, Festival das Papas de Sarrabulho


Sim, é um pouco em cima da hora, mas até 3ª feira podem ir até Amares descobrir os segredos das papas de serrabulho nos vários workshops e show cooking integrados na 10ª edição do Festival homónimo.

Mais de trinta expositores - entre os quais os restaurantes mais afamados no capítulo das papas e tasquinhas de produtos regionais (vinhos, doçaria, fumeiro, entre outras) - estarão presentes na Escola EB 2,3 de Amares

Como objectivos confessados, o Festival procura "dinamizar as actividades económicas do concelho de Amares, assim como o seu património gastronómico, turístico e cultural e promover os produtos de origem local e regional, artesanato, vinho, doçaria e a laranja de Amares."

Para abrir o apetite (e aprender...) aqui ficam as duas receitas emblemáticas do Fim de Semana Gastronómico que se realizará igualmente este fim de semana:


Papas de Sarrabulho

Cozer carne de vaca, galinha velha, osso da suã e presunto e cravinhos, uma cenoura pequena, cebola (pequena), louro, salsa e sal; depois, retirar as carnes e desfiá-las. Logo que possa, coar o caldo e juntar pão de trigo cortado à mão, em pedacinhos. Mexer bem até ficar com a consistência de sopa forte, juntar sangue de porco cozido, esfarelado previamente num “passe-vite” e temperar com cominhos, sumo de limão e pimenta. As quantidades ficam ao critério de cada um, uma vez que nem todo o pão é igual. Deve ficar um caldo saboroso.


Pudim de Laranja

Ingredientes: 400g de açúcar, 8 ovos, uma chávena (de chá) de sumo de laranja de Amares

Bata os ovos inteiros, junte o açúcar e continue a bater um pouco. Junte o sumo de laranja e mexa bem. Coza em banho-maria numa forma previamente caramelizada.


(Fonte: Fins de Semana Gastronómicos)


Sem comentários:

Enviar um comentário