quinta-feira, 22 de março de 2012

Vasco Gallego

É um senhor. Tem duas casas de bem comer, uma, o XL, com pergaminhos na capital, outra, mais recente, perto do alentejano Torrão, no Hotel Vale do Gaio.

Voltei recentemente ao XL, após ausência de mais de 10 anos (que foi o tempo que levou a esquecer a má impressão de uma refeição toldada por um serviço desleixado e arrogante).

Comida deliciosa, original quanto baste para nos surpreender mas enraizada na tradição o suficiente para evitar deslizes na criação.

Recomendo grupo simpático de 3 ou 4 - ou um apetite curioso - para aventura prolongada pelas entradas de mui boa recomedação:






Serviço destemperado, aparentemente (mal) influenciado pelo sucesso contínuo de muitos anos. Sugere-se uma regra a aprender pelo pessoal de mesa: não são os funcionários que dizem aos clientes o quê e quando encomendar, é o inverso.

Felizmente que a simpatia do anfitrião fez esquecer os desmandos.


Altamente recomendável é a Pousada. Um espaço de absoluta tranquilidade, onde se recebe de braços abertos quem esteja disponível para o disfrutar e gastronomicamente entusiasmar-se com as propostas do restaurante e, acertadamente de braços fechados quem o procurar para pouso eventual de criancinhas barulhentas e esplanada ocasional. Desculpem-me pelo eventual incorretismo, mas gosto disso, de olhar o espelho de água em sossego enquanto antecipo - e depois degusto - o melhor que têm para me oferecer, sem a companhia de guinchos ou boçalidades. Eu sei, há um elemento de egoísmo neste posicionamento, mas há muito de solitário (não tudo...) no prazer que advém da comida...

E que comida!

Cabeça de xara

Panceta de porco preto em rendas de pão torrado
Patanisca de nada com salmão fumado e nata azeda
Pezinhos de porco de coentrada
Bacalhau confitado em azeite e alho com lombardo

DOCES DE VALE DO GAIO:






Aqui sim, serviço muito bom, atento, simpático.

Chapeau, pois, D. Vasco!

Restaurante XL
Calçada da Estrela 57, 1200-661 LISBOA
Tel.: 213956118 ;
2ªs, 3ªs, 4ªs das 20:00h às 24:00h. 5ªs, 6ªs, Sáb. das 20:00h às 02:00h.

Vale do Gaio Hotel
Barragem Trigo de Morais, Torrão - Alcacér do Sal - 7595-034 Portugal -
Tel. +351 265 669 610 - http://www.valedogaio.com

Sem comentários:

Enviar um comentário